Vídeo da campanha “O mal-estar do dominante”

Confira o vídeo da campanha de financiamento coletivo do livro da Cássia Rodrigues Gonçalves, “O mal-estar do dominante“.

“Quando eu escrevi esse livro eu falei um pouco do mal-estar do dominante justamente para olhar o que o dominante pensa, sente e vive na pele, no corpo que ele habita quando ele fica resistindo em trazendo um olhar de desconforto e resistência pra emancipação das minorias. E aí tem um mal-estar evidente pelo momento político no Brasil, pelo que tem acontecido socialmente, pela ascensão do conservadorismo. […] Tem um estar que precisa ser olhado com uma visão interseccional de que esse dominante não tem um mal-estar universal, mas sim a partir da própria perspectiva e lugar de fala. […] Neste momento específico da história e social, o dominante está se sentindo ameaçado em seu lugar de fala e em seu poder de dominante.”

Cassia

Confira a campanha no Catarse e se puder compartilhe com suas amizades. https://www.catarse.me/omalestardodominante

Numerologia do mês de Abril

Presente, passo e futuro

“Minha pedra é ametista / Minha cor, o amarelo / Mas sou sincero / Necessito ir urgente ao dentista”

BOSCO, JOÃO. Bijuterias.


Desde o mês de Setembro de 2017 a Editora Monstro dos Mares vem contando com a ajuda dos astros para conhecer a vida útil de sua única impressora, todo mês a máquina cospe um relatório com o número total de suas impressões, status do cabeçote de impressão e outras características. Esses dados são úteis para além de conhecer o desempenho do equipamento, gerar manutenções e saber como estamos indo.

No mês de Outubro de 2018 começar a contar a quantidade de livros e zines produzidos e também aqueles materiais que são repassados sem custos para singularidades, coletivos e bibliotecas comunitárias. E em Abril de 2019 decidimos começar a consolidar esses números numa página em nosso servidor solar. Até então foram:

  • 196.120 impressões;
  • 9 litros de tinta;
  • 1.611 livros;
  • 2.169 zines.

No recorte do mês de Abril temos os seguintes números:

  • Impressões gerais: 7.673
  • Livros impressos: 175
  • Livros doados: 70
  • Zines impressos: 123
  • Zines doados: 106

Entendemos que utilizar essa numerologia é uma forma de apresentar para nossas amizades da Rede de Apoio e pessoas interessadas em nossa atividade editorial o quanto a Monstro dos Mares se movimenta, como estamos produzindo e ter a dimensão do quanto nosso rolê está empenhado em realizar a divulgação acadêmica e anárquica que nos propomos.

Nosso servidor solar ainda está em testes, mas em breve estará amplamente acessível na rede de comunicação anônima Tor. Você já usa Tor?

Homenagem ao Professor Lúcio Ambrosio Hupalo, downloads gratuitos e agradecimentos à Rede de Apoio no mês de Abril

Nosso amigo, o Professor de História Lúcio Ambrosio Hupalo, de União da Vitória (PR), fez um trabalho super bacana com estudantes de General Carneiro (PR). Juntos, criaram publicações sobre aspectos e considerações sobre a história e a memória da cidade do interior do Paraná, do Colégio CEPAN e da localidade chamada Passo da Galinha.

As publicações tiveram ótima repercussão entre a comunidade escolar e a iniciativa obteve reconhecimento na região. Nelas, o professor e estudantes relatam sobre a experiência de escrever suas memórias, pesquisas com familiares e registros da oralidade do local. Confira no blog do Professor Lúcio.

A Editora Monstro dos Mares voluntariamente realizou a diagramação, registros na biblioteca nacional e criação de capas do material. O professor, com seus próprios recursos, fez a impressão dos dois livros e um zine conosco, ajudou na montagem (vídeo tosco) e distribuiu gratuitamente aos estudantes que participaram do projeto. Várias pessoas se mobilizaram para fazer a revisão, prefácios e divulgação deste trabalho. Estendemos nosso abraço a todas aquelas que se somaram para que esse projeto obtivesse êxito.

Estamos felizes em contribuir com iniciativas como essa, tendo a certeza de que nossa editora surgiu para colaborar neste tipo de projeto, uma vez que se o professor ou a comunidade escolar dependessem do “mercado” para fazer emergir as publicações, provavelmente o sonho ficaria mais distante ou mesmo seria inviabilizado devido aos custos.

No mês de Abril, nossas amizades da Rede de Apoio no Catarse fortaleceram o envio de mais 70 exemplares das publicações para o professor Lúcio e seus estudantes e também enviamos um pacotão de livros e zines para fortalecer a biblioteca da Kasa Invisível em BH.

Com isso, prestamos aqui nossa homenagem ao nosso amigo Lucio Ambrosio Hupalo pela iniciativa e desprendimento em criar esse projeto que valoriza a história, a memória e os afetos do lugar. Também agrademos as amizades da rede de apoio e convidamos as pessoas que tenham interesse em contribuir conosco em ingressar em nossa página no Catarse e conferir as opções de apoios e recompensas, com 5 pila por mês, você já nos ajuda bastantão!

Rede de Apoio:

  • Victória Abreu Zanuzzo
  • Lucas Soares
  • José Vandério Cirqueira
  • Guapo Magon
  • Willian Aust
  • Claudia Mayer
  • Paulo Oliveira
  • Gabriela Catunda Peres
  • Fabio Rocha
  • Lua Clara Tapuya
  • Rogério Veiga Rodrigues
  • Daniela de Souza Pritsch
  • Apoiadoras e apoiadores anônimxs.
Estudantes e Professor Lúcio (à direita) em entrevista na Rádio Kairos de General Carneiro.

Faça o download grátis dos materiais criados pelas estudantes sob orientação e organização do professor Lúcio:

Março de 2019: agenda dos próximos eventos, impressões e colaboração.

No mês de Março a Monstro dos Mares resolveu levantar velas e aproveitar bons ventos para navegar até os diversos eventos que se avizinham nos próximos meses. Estaremos com livros e zines na 1ª Jornada Feminista LAGEDIS na UEPG, nos dias 4 e 5 de Abril, no Prédio do PDE ( Campus Uvaranas- UEPG), No Gods No Masters Fest junto com a Distro Dysca, entre os dias 19 e 21 de Abril em Peruíbe/SP, no 6º Colóquio Mulher e Sociedade, dias 23 e 24 de Abril, no Campus Central da UEPG e também estaremos na Cryptorave com nossas amizades da Editora Subta e Mar1scotr0n Coletivo Anarcotecnológico, nos dias 3 e 4 de Maio em São Paulo/SP

Bhêi! São tantos eventos que tivemos que imprimir bastantão. Com isso, passamos das 35.000 impressões no mês de Março. São três caixas e meia de papel A4. Vamos aos números:

  • Impressões totais desde Agosto de 2017: 188.455
  • Impressões no mês de Março de 2019: 36.593
  • Livros impressos: 365
  • Livros doados: 93
  • Zines impressos: 822
  • Zines doados: 46

Desde o mês de Fevereiro recebemos a presença de uma pessoa para colaborar com as atividades de seleção de textos, diagramação, impressão, montagem e acabamento nos livros e zines da editora. Então agradecemos quem chega pra somar e damos as boas-vindas ao compa Ernesto que vem dedicando uma tarde por semana para colar conosco e fazer a palavra impressa circular mais e mais, chegar em mais pessoas e fortalecer as lutas de minas, monas e manos. É nóis!

Balanço de atividades e encerramento do ano de 2018

Olá Compas! Desde o final do ano passado nós começamos a fazer um levantamento de nossas atividades, registro de quantidades e algumas outras anotações para entendermos o nosso processo e poder compartilhar com minas, manos e monas. Entendemos que essas informações não são para realizar qualquer tipo de controle financeiro ou administrativo típico de uma empresa e sequer queremos isso. Esses dados são úteis para que pessoas e coletivos possam ter a dimensão de nossa atividade de divulgação acadêmica e anárquica artesanal. Que isso possa de alguma maneira servir de inspiração para que novas editoras floresçam!

Neste ano fizemos muitas impressões e desde outubro iniciamos uma contagem de livros e zines produzidos, tal como o registro de materiais doados e envios gratuitos. Confira os dados aproximados do ano de 2018:

Total de impressões: 121.641
Livros produzidos: 730
Livros doados: 123
Zines produzidos: 257
Zines doados: 102

Queremos que esses números sejam utilizados para que as pessoas percebem a importância da tinta no papel como ferramenta de difusão de ideias libertárias e dissidentes. Todos os recursos arrecadados com a venda dos títulos são utilizados para cobrir os custos de impressão, doar materiais, contribuições em serviços como milharal e riseup, ajuda em campanhas de financiamento coletivo, correios, viagens, manutenção e aquisição de equipamentos, despesas comuns do espaço (aluguel, internet, luz e outros) e um fundo de reserva emergencial que neste ano utilizamos em duas ocasiões de mudança de casa e agora mudança de cidade.

Não queremos tratar somente da dureza dos números, 2018 nos ensinou que apesar das circunstâncias e do cenário duvidoso que virá, estamos cercadas de ótimas pessoas que fortalecem iniciativas, descobrem perspectivas e compartilham seus afetos. Este ano pudemos viajar, nos encontrar com autoras e autores, singularidades que nos receberam muito bem e que estão felizes em liberarem seus materiais para difusão e divulgação sem nenhuma cobrança de direitos autorais. Copyleft é amor!

Para o ano que já aponta na costa teremos diversos desafios, principalmente o de seguir existindo enquanto editora. Temos um conjunto de títulos que queremos lançar e que já estão sendo preparados, mas também precisamos que as pessoas se sintam sensibilizadas pela necessidade de divulgação de produção intelectual, relatos de experiências, levantamentos históricos e todo tipo de material que pode contribuir para o fortalecimento de nossas epistemologias dissidentes, dentro e fora das universidades. Por isso pedimos que você visite nosso site, nossa loja, redes sociais e se de alguma maneira seu artigo, tcc, dissertação, tese, relato, resenha e outras produções estiverem relacionadas, envie para editora@monstrodosmares.com.br queremos conhecer seu material e colocá-lo para rodar circular.

Importante:

Nossa lojinha estará fechada entre os dias 15 de Dezembro de 2018 e 15 de Janeiro de 2019. Essa pausa não será para férias, mas para realizamos a mudança de cidade e poder organizar minimamente o novo espaço para receber a todxs com festa! Com isso, todos os produtos serão colocados como “esgotado”, para que você possa ainda ver os materiais que dispomos e montar a sua lista de desejos para o próximo ano.

Vamos em frente, rumo à autonomia!
Livros e Anarquia
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Coloque seu zine para navegar

oceano

Atenção artilheiro
Três salvas de tiros de canhão
Em honra aos mortos da Ilha da Ilusão
Durante a última revolução do coração e da paixão
Apontar a estibordo… Fogo!
Orquídea Negra – Zé Ramalho

O coletivo libertário de publicações Editora Artesanal Monstro dos Mares convoca fanzineirxs para embarcarem em nossa próxima aventura pelos 7 mares das palavras. Estamos desenvolvendo um serviço de distribuição de zines através dos correios e coletivos participantes.

Mensalmente serão enviadas caixas contendo 400gr de papel e tinta, dependendo da quantidade de páginas de cada zine selecionado, estimamos que as pessoas receberão entre 10 e 20 publicações. As embalagens serão artesanais e colecionáveis, sendo que todo mês terão uma pintura personalizada. A arte da bagaça já está em desenvolvimento aqui em nosso espaço, numa garagem de Cachoeira do Sul (RS).

O valor do serviço ainda não está definido mas já temos algumas considerações importantes à fazer, uma vez que não haverá nenhum centavo de lucro envolvido. Nosso objetivo é colocar mais e mais zines para rolar, chegar nas mãos de pessoas, coletivos, banquinhas, distros e colecionadores. Todos os recursos arrecadados serão utilizados na captação de acervo, manutenção da zineteca do coletivo, impressão de mais zines, fundo de incentivo à novas publicações da editora e claro, muitas despesas de correios.

Por isso convidamos pessoas, grupos, coletivos, federações, redes, turmas, bandos e bandas que tenham zines, mesmo aqueles engavetados, para enviarem ao nosso coletivo e serem distribuídos num tsunami de caixinhas flutuando nos mares de palavras. Recentemente resgatamos duas máquinas fotocopiadoras do descarte e assim que possível elas vão trabalhar a todo o vapor para enviar zines para todo o país.

Para jogar sua contribuição nessa barca, basta preencher o formulário na página de envio de zines e aguardar o retorno, assim que o seu zine for incluído em uma das caixas, você receberá um e-mail solicitando o endereço de entrega para levarmos para sua casa as publicações da mesma forma que chegarão nas casas de todxs xs assinantes do serviço de distribuição.

Caso você tenha interesse em receber os zines na sua casa, basta espiar à bombordo e aguardar novos post aqui no blog, a previsão de lançamento do serviço é para o mês de Abril, com a primeira postagem nos correios para o primeiro dia útil de Maio e assim sucessivamente. Se não der para aguentar a ansiedade, não tem problema, basta entrar em contato conosco através do We. ou em nossa página no fachobook ou por e-mail (nossos piratas são viciados em internet e respondem bem rápido).

Ahoy!

[evento] No fundo do poço habita o monstro

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“Enfie os pés no balde e segure firme na corda enquanto alguém gira a manivela. Pouco a pouco as paredes escuras do poço pintam toda a sua visão do mais puro breu, a temperatura baixa e a umidade do lugar toma conta dos seus ossos.

A corda desce, o balde se movimenta quebrando o silêncio sepulcral do poço, o eco do tilintar de pequenas pedrinhas e das goteiras dão a noção aos seus sentidos da altura em que estás, girando pela manivela é possível perceber que a água está cada vez mais próxima.

Lentamente seus pés mergulham, o corpo inteiro se resfria, rapidamente os tentáculos abraçam, envolvem e puxam sua carcaça humana para dentro do estômago do grande monstro. Lá, deslizando pelo tobogã ondulado da traqueia, repousas solenemente nos braços de seus companheiros e companheiras de luta para uma reunião.

Ao final do encontro sairás cuspida e mastigadamente, retornarás à palidez da superfície radiante de energia transformadora (ou pode ser apenas a baba de todas as conversas). Depois de dias de lutas e noites de amor, o carinho dos abraços, das rodas de chás e do sono perdido, serão não somente as boas histórias para contar deste mergulho e entregas no fundo do poço.”

Encontro de apresentação da Editora Artesanal Monstro dos Mares, debate sobre livros artesanais, recepção de novxs autorxs, inicio das atividades da garagem cultural biblioteca libertária e a urgência da literatura marginal nos dias de hoje.

Dia 24/09
19 horas
Rua Dona Hermínia, 2392.
Trazer contribuição para o jantar (dinheiro ou alimentos), se possível.
Cardápio será definido na hora.

Traga seu pendrive, notebook, tablet ou celular para troca troca de arquivos digitais.
Wi-Fi Free

Aceitamos doações de livros, revistas em quadrinhos, filmes em dvd e discos de vinil para o projeto da garagem cultural.

www.monstrodosmares.com.br

Dulcinéia Catadora: O fazer do livro como estética relacional

Por Livia Azevedo Lima* em trecho publicado em Akademia Cartonera

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Dulcinéia Catadora é um coletivo formado por artistas plásticos, catadores e filhos de catadores que produz livros com capas de papelão, pintadas à mão, e, além disso, realiza oficinas, instalações, ocupações de espaços culturais, como bibliotecas, e intervenções urbanas.

O projeto derivou do coletivo Eloísa Cartonera, criado em março de 2003 pelo artista plástico Javier Barilaro e pelo escritor Washington Cucurto, em Buenos Aires, Argentina. Com intensa atividade editorial, o grupo argentino possui um catálogo com mais de 100 títulos, entre autores novos e consagrados. Conquistou reconhecimento artístico e social, cuja expressão pode residir no convite para participar da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006, com curadoria de Lisete Lagnado, com título derivado da obra de Roland Barthes “Como viver junto”. Durante a Bienal, formou-se um atelier em funcionamento permanente. Ao grupo argentino somou-se a participação de catadores, filhos de catadores e artistas brasileiros, com mediação da artista plástica paulista Lúcia Rosa, que já trabalhava com material reciclado. A partir deste contato, e do envolvimento e trabalho de Lúcia Rosa, formou-se o projeto-irmão, Dulcinéia Catadora, que começou a funcionar no Brasil a partir de 2007.

O nome Dulcinéia Catadora é uma homenagem à catadora Dulcinéia, mas também é o nome da personagem feminina do livro “Dom Quixote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes. O papelão usado na confecção dos livros é comprado da cooperativa Coopamare por R$1,00 o quilo, valor cinco vezes maior do que o praticado usualmente para efeito de reciclagem. Os livros são feitos com miolo fotocopiado em papel reciclado; encadernação simples, grampeada ou costurada; colados na capa de papelão pintada à mão com guache. A diagramação é feita pelos artistas e escritores e a seleção dos textos, por um conselho editorial formado por escritores que colaboram com o projeto e se alternam neste trabalho, como Carlos Pessoa Rosa, Rodrigo Ciriaco, Flávio Amoreira e Douglas Diegues, este último também colaborou para o coletivo Eloísa Cartonera e fundou, em 2007, a cartonera Yiyi Jambo, no Paraguai.

A seleção dos textos leva em consideração não apenas a qualidade literária e o conteúdo, como também o caráter sociopolítico, priorizando aqueles que atentem para as minorias sociais. Os autores cedem os textos, mediante autorização escrita e recebem, em contrapartida simbólica, cinco livros de sua autoria. Todos os livros podem ser traduzidos para o espanhol e divulgados por outras células do projeto na América Latina, (são elas): Animita Cartonera (Chile), Eloísa Cartonera (Argentina), Felicita Cartonera (Paraguai), Kurupí Cartonera (Bolívia), Mandrágora Cartonera (Bolívia), Nicotina Cartonera (Bolívia), Santa Muerte Cartonera (México), Sarita Cartonera (Peru), Textos de Cartón (Argentina), Yerba Mala Cartonera (Bolívia), Yiyi Jambo (Paraguai) e La Cartonera (México).

Essa rede de projetos pares que se formou na América Latina é um caminho alternativo ao mercado de arte e ao mercado editorial. O escritor que não conseguia se inserir em uma grande editora, agora tem a possibilidade de ser editado e o seu texto poderá circular por diversos países. Da mesma forma os catadores e os filhos de catadores que participam da oficina se abrem para novas possibilidades profissionais e desenvolvem seu potencial artístico. A soma desses esforços orientados para um objetivo comum, apesar de cada projeto possuir suas especificidades, denota, politicamente, a busca por autonomia e, esteticamente, a realização de um trabalho artístico que está focado no resultado das trocas entre os indivíduos que o produzem. As atividades do atelier geram renda, mas, sobretudo, promovem a autoestima e o intercâmbio de experiências entre pessoas com origens e repertórios diversos, que ali se encontram, em um espaço aberto, para o exercício do prazer de criar.

Livia Azevedo Lima cursa o terceiro ano da graduação em Comunicação Social com ênfase em Produção Editorial e Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. Escreve ficção e trabalha como estagiária de pesquisa no Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea, em São Paulo.

Publication Studio: a editora artesanal que já vendeu mais de 10.000 livros

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Geralmente quando falamos sobre editoras artesanais, as pessoas costumam acreditar que criar livros com as mãos seja uma ideia romântica e distante de ser “modelo de negócio de sucesso”. Bom, primeiro precisamos definir que modelo é esse. Afinal, já sabemos que a maioria dessas pessoas, acredita num modelo capitalista, baseado na métrica de replicação e escala. Quanto mais volume, maior o lucro. Definitivamente nós rejeitamos esse modelo. Nosso sucesso é criar objetos artesanais bonitos, que contenham boas histórias, que promovam o pensamento crítico e que possam ser reconhecidos por apresentarem-se em contraponto à lógica atual. Sim, ainda que tenhamos que vender os livros (mesmo aceitando trocas), não significa que concordamos com essa lógica, apenas estamos evitando fazer parte integral de suas motivações, formas de pensar e agir.

Com o surgimento de aparelhos como o Kindle, os tablets e o próspero formato de e-books, que espaço nos resta para o livro “físico” em nossas vidas? Como podemos tratar adequadamente por livro um objeto que nós podemos ler, falar, estar em contato com os amigos, etc… Será que aquilo que conhecemos por livro terá seu espaço modificado, será que isso tudo vai mudar, ou será que já mudou?

Em 2009 na cidade de Portland (EEUU), o ex-editor literário da revista Nest, Matthew Stadler e uma jovem escritora chamada Patrícia No utilizaram uma loja emprestada para fundarem a editora Publication Studio. Sim, eles estavam fodidos e sem grana, mas encontraram meios super baratos para confeccionarem livros encadernados manualmente, um de cada vez. A ideia de utilizar todos os meios possíveis para fazer livros de artistas e autores locais que admiravam e vendê-los para o público parecia muito simples, até que o curador Jans Possel pediu à dupla editar 20 livros para participarem da Bienal de Amsterdam. Stadler e No chamaram artistas próximas de suas relações e mais 19 livrinhos brotaram. Depois disso, a editora nunca mais parou.

Construindo uma comunidade em torno dos livros artesanais

Dois anos mais tarde a editora ainda continuava crescendo, outras seis editoras surgiram nos Estados Unidos naquela época (Berkeley, Vancouver, Minneapolis, Toronto, Ontário e Los Angeles), cada uma usando as mesmas formas de baixo custo para fazer livros encadernados novinhos todos os dias. Em conjunto com essas novas editoras, a Publication Studio já lançou cerca de 90 títulos e vendeu mais de 10.000 livros artesanais.

Nossos livros desafiam as noções pré-concebidas sobre o que um livro pode ser, basta olhar às indefiníveis experiências possíveis ao manusear um flipbook de arte como Blush, de Philip Iosca por exemplo. Nós entendemos que apesar de nossos métodos misteriosos, o sucesso da Publication Studio encontra-se na forma com que ela compartilha o sentimento de que não se está apenas fabricando livros, mas também produzindo um público.Matthew Stadler

Ao contrário de um mercado, um público é difícil de quantificar. É impossível traçar um gráfico ou pulular uma planilha. O público é nossa rede de editoras irmãs, autores, encadernadores autônomos, bibliotecas, livrarias e leitores, é o resultado de conexões pré-existentes, amizades, uma modesta presença na web e muito boca a boca. No começo em 2009, as 20 artistas tinham alguma relação com Stadler e No, não precisou nenhum edital ou chamada pública para começar as publicações.

Por exemplo, quando Stadler enviou um email ao amigo e fotógrafo Ari Marcopoulos perguntando se havia interesse em publicar um livro, o fotógrafo respondeu 40 minutos depois com um PDF pronto para impressão de seu livro, The Round Up. Nem sempre os livros são “fermentados” com esta velocidade. O primeiro livro da artista Vic Haven, Hit the North, foi criado um ano antes da publicação, durante uma conversa informal na casa de Stadler. O livro foi lançado em conjunto com uma mostra de arte numa tiragem limitada de exemplares.

Esse artigo é uma versão tosca do texto em inglês.