Geografias Subterrâneas

Geografia Subterrâneas

Geografias Subterrâneas:
Para ensinar uma prática geográfica nas trincheiras da anarquia

José Vandério Cirqueira

A palavra geografia guarda uma densidade de histórias não oficiais, relacionadas a produções, resistências e disputas por espaço no campo do saber oficial. Permanece, assim, seu significado gênico como reflexão do mundo, sua função de mantenedora das relações dos sujeitos, sua condição de determinação da existência e da transformação das relações sociais e dos espaços geográficos. E o resultado secreto existente entre um recorte espacial e outro, margeado e costurado pela dinâmica dos sistemas de objetos e de ações, material e simbolicamente, é o tesouro que nós piratas devemos procurar, navegando por águas desconhecidas e territórios selvagens, sem a preocupação com as fronteiras constitucionalmente estabelecidas.

100 páginas
Capa em papel Kraft 200gr.
ISBN 978-85-68845-09-7

O Café dos Araçás

A casa na Lagoa da Conceição, onde está localizado o Editora Artesanal Monstro dos Mares dos Araçás é conhecida pela comunidade local como Café dos Araçás. Pergunte a qualquer um onde fica e a simpática esquina [antes amarela, agora colorida] será apontada.

O Café dos Araçás é, por sua história, um local de arte, cultura e pensamento. Escola, salão de bailes, bar de jazz, pizzaria… é um ponto de encontro. A casa, de 1846, fornece um ambiente em que as ideias podem florescer, beneficiando a internet, o coletivo, os moradores locais, turistas e visitantes.

Esse ambiente proporciona um espaço interativo, que permite o livre fluxo entre os meios de comunicação relacionados com a tecnologia, cinema, arte, música, história e patrimônio. Aqui se promovem, a todo momento, valores e princípios da meta-participação, filosofias e práticas de trabalho compartilhado. É um espaço alternativo, que celebra a irreverência, o anti-conformismo, a sinceridade e a integridade.

Rejeitamos estratégias de poder e dominação, abraçamos o “Faça você mesmo”, o independente, o que desafia. Flexível, dinâmico e sensível! O intuitivo, o romântico e a afirmação da vida formam o ethos de nossas atividades.