Homenagem ao Professor Lúcio Ambrosio Hupalo, downloads gratuitos e agradecimentos à Rede de Apoio no mês de Abril

Nosso amigo, o Professor de História Lúcio Ambrosio Hupalo, de União da Vitória (PR), fez um trabalho super bacana com estudantes de General Carneiro (PR). Juntos, criaram publicações sobre aspectos e considerações sobre a história e a memória da cidade do interior do Paraná, do Colégio CEPAN e da localidade chamada Passo da Galinha.

As publicações tiveram ótima repercussão entre a comunidade escolar e a iniciativa obteve reconhecimento na região. Nelas, o professor e estudantes relatam sobre a experiência de escrever suas memórias, pesquisas com familiares e registros da oralidade do local. Confira no blog do Professor Lúcio.

A Editora Monstro dos Mares voluntariamente realizou a diagramação, registros na biblioteca nacional e criação de capas do material. O professor, com seus próprios recursos, fez a impressão dos dois livros e um zine conosco, ajudou na montagem (vídeo tosco) e distribuiu gratuitamente aos estudantes que participaram do projeto. Várias pessoas se mobilizaram para fazer a revisão, prefácios e divulgação deste trabalho. Estendemos nosso abraço a todas aquelas que se somaram para que esse projeto obtivesse êxito.

Estamos felizes em contribuir com iniciativas como essa, tendo a certeza de que nossa editora surgiu para colaborar neste tipo de projeto, uma vez que se o professor ou a comunidade escolar dependessem do “mercado” para fazer emergir as publicações, provavelmente o sonho ficaria mais distante ou mesmo seria inviabilizado devido aos custos.

No mês de Abril, nossas amizades da Rede de Apoio no Catarse fortaleceram o envio de mais 70 exemplares das publicações para o professor Lúcio e seus estudantes e também enviamos um pacotão de livros e zines para fortalecer a biblioteca da Kasa Invisível em BH.

Com isso, prestamos aqui nossa homenagem ao nosso amigo Lucio Ambrosio Hupalo pela iniciativa e desprendimento em criar esse projeto que valoriza a história, a memória e os afetos do lugar. Também agrademos as amizades da rede de apoio e convidamos as pessoas que tenham interesse em contribuir conosco em ingressar em nossa página no Catarse e conferir as opções de apoios e recompensas, com 5 pila por mês, você já nos ajuda bastantão!

Rede de Apoio:

  • Victória Abreu Zanuzzo
  • Lucas Soares
  • José Vandério Cirqueira
  • Guapo Magon
  • Willian Aust
  • Claudia Mayer
  • Paulo Oliveira
  • Gabriela Catunda Peres
  • Fabio Rocha
  • Lua Clara Tapuya
  • Rogério Veiga Rodrigues
  • Daniela de Souza Pritsch
  • Apoiadoras e apoiadores anônimxs.
Estudantes e Professor Lúcio (à direita) em entrevista na Rádio Kairos de General Carneiro.

Faça o download grátis dos materiais criados pelas estudantes sob orientação e organização do professor Lúcio:

Geografias Subterrâneas

Geografia Subterrâneas

Geografias Subterrâneas:
Para ensinar uma prática geográfica nas trincheiras da anarquia

José Vandério Cirqueira

A palavra geografia guarda uma densidade de histórias não oficiais, relacionadas a produções, resistências e disputas por espaço no campo do saber oficial. Permanece, assim, seu significado gênico como reflexão do mundo, sua função de mantenedora das relações dos sujeitos, sua condição de determinação da existência e da transformação das relações sociais e dos espaços geográficos. E o resultado secreto existente entre um recorte espacial e outro, margeado e costurado pela dinâmica dos sistemas de objetos e de ações, material e simbolicamente, é o tesouro que nós piratas devemos procurar, navegando por águas desconhecidas e territórios selvagens, sem a preocupação com as fronteiras constitucionalmente estabelecidas.

100 páginas
Capa em papel Kraft 200gr.
ISBN 978-85-68845-09-7