Março de 2019: agenda dos próximos eventos, impressões e colaboração.

No mês de Março a Monstro dos Mares resolveu levantar velas e aproveitar bons ventos para navegar até os diversos eventos que se avizinham nos próximos meses. Estaremos com livros e zines na 1ª Jornada Feminista LAGEDIS na UEPG, nos dias 4 e 5 de Abril, no Prédio do PDE ( Campus Uvaranas- UEPG), No Gods No Masters Fest junto com a Distro Dysca, entre os dias 19 e 21 de Abril em Peruíbe/SP, no 6º Colóquio Mulher e Sociedade, dias 23 e 24 de Abril, no Campus Central da UEPG e também estaremos na Cryptorave com nossas amizades da Editora Subta e Mar1scotr0n Coletivo Anarcotecnológico, nos dias 3 e 4 de Maio em São Paulo/SP

Bhêi! São tantos eventos que tivemos que imprimir bastantão. Com isso, passamos das 35.000 impressões no mês de Março. São três caixas e meia de papel A4. Vamos aos números:

  • Impressões totais desde Agosto de 2017: 188.455
  • Impressões no mês de Março de 2019: 36.593
  • Livros impressos: 365
  • Livros doados: 93
  • Zines impressos: 822
  • Zines doados: 46

Desde o mês de Fevereiro recebemos a presença de uma pessoa para colaborar com as atividades de seleção de textos, diagramação, impressão, montagem e acabamento nos livros e zines da editora. Então agradecemos quem chega pra somar e damos as boas-vindas ao compa Ernesto que vem dedicando uma tarde por semana para colar conosco e fazer a palavra impressa circular mais e mais, chegar em mais pessoas e fortalecer as lutas de minas, monas e manos. É nóis!

Lançamentos de livros e zines em Dezembro (Viçosa, Porto Alegre e Tramandaí)

Cartaz da CripTRA

Quanto mais livros, zines, eventos, debates e colaboração, melhor! No mês de Dezembro materiais produzidos pela Editora Monstro dos Mares estarão em eventos bacanas em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Entre os dias 10 e 14 o autor, professor e militante José Vandério Cirqueira estará em Viçosa (MG) para o V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica, onde vai realizar o lançamento de seu livro “Geografias Subterrâneas: Para ensinar uma prática geográfica nas trincheiras da anarquia” e com uma mala cheia de livros e zines para fazer rolo com quem se chegar.

Em Porto Alegre na sexta-feira dia 14, o BaixaCultura fará o lançamento do zine “A ideologia californiana: uma crítica ao livre mercado nascido no Vale do Silício”. Uma análise sobre a explosão da bolha especulativa das empresas de internet no final dos 1990 nos Estados Unidos e seus impactos na sociedade. O bate-papo será com o editor do BaixaCultura e Doutor em Comunicação pela UFRGS, Leonardo Feltrin Foletto na supimpa Livraria Taverna.

Já no final de semana, os materiais da Editora Monstro dos Mares estarão disponíveis na CripTRA, a cripto festa do Alto Tramandaí em Maquiné. Onde acontecerá um agradável encontro de pessoas ligadas à tecnologia, privacidade de rede e liberdade. O Leo também estará por lá fazendo o lançamento do zine “A ideologia californiana”.

Nem Google Analytics, nem Facebook Pixel!

Recentemente aconteceu em São Paulo a CryptoRave, um evento tocha onde pessoas se encontram para trocar informações sobre atividades de segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede. Um dos pontos que estiveram presentes foi justamente a questão da comercialização de dados de navegação por parte das grandes corporações e como isso afeta nossas vidas.

Ao assistir a apresentação “Tor – resistir à distopia da vigilância sem fronteiras!“, de Isabela Bagueros, optamos por remover os scripts de Google Analytics e Facebook Pixel de nossa lojinha. Também realizamos uma pesquisa sobre a possibilidade de realizar compras anônimas ou desativar obrigatoriedades de CPF ou número de telefone nas compras. Mas devido as políticas e exigências dos meios de pagamento (outra questão que devemos problematizar) e os recursos limitados da plataforma de e-commerce que utilizamos, não foram possíveis essas implementações. Esperamos que em um futuro próximo, em servidor próprio e serviço Onion. Quem sabe.

Entendemos que há uma necessidade crescente de debates sobre a privacidade de dados e que de alguma maneira possamos avançar nos direitos de liberdade de expressão e anonimato para proteger pessoas e comunidades da opressão de corporações/governos, no acesso à informação e disseminação de conhecimentos livres, bem como na promoção do bem comum.


Tais modificações surgiram em conversas no grupo da Editora Monstro dos Mares no Telegram (BETA) ao abordarmos questões de segurança e privacidade de dados. Participe.